domingo, 6 de agosto de 2017

În căutarea lui Dracula

"..ele odiava tanto o mal nos seus domínios que quando alguém cometia uma iniquidade, como roubar, furtar, mentir ou cometia injustiça, não tinha possibilidade de ficar vivo. Fosse ele nobre, sacerdote, monge ou homem comum, e ainda que muito rico, não escaparia da morte e da punição.
E ele se preocupava que houvesse uma fonte de água fresca e pura, onde os viajantes sedentos, vindos de lugares distantes pudessem saciar sua sede. Perto dessa fonte, havia uma grande taça de ouro trabalhada. Assim quem quisesse saciar sua sede, poderia utilizá-la, deixando-a depois em seu devido lugar. E enquanto o príncipe viveu, a taça nunca foi roubada.."

"Certa vez um negociante, procedente da hungria, viajou até a capital de Dracula. Seguindo seu capricho, deixou a carruagem na rua, defronte do palácio, com todos os seus bens dentro. Um ladrão veio a noite e lhe roubou 160 ducados. O negociante foi até Dracula e lhe falou sobre seu prejuizo. Nosso príncipe lhe disse: Podes ficar tranquilo, esta noite teu dinheiro será devolvido.
E deu ordens para que o ladrão fosse capturado. Acresentando aos guardas: Se não encontrades o ladão, destruirei a cidade até seus alicerces.
Deu a seguir ordens para que uma bolsa com 160 ducados de ouro fossem colocados de volta na carruagem.
Antes que a bolsa fosse posta na carruagem, acescentou uma moeda de ouro a mais..
Na manhã seguinte, ao acordar, o comerciante foi até a carruagem e deparou com a bolsa contendo seus ducados. Resolveu contá-las. Contando uma segunda vez, para eliminar qualquer dúvida, encontrou uma moeda de ouro a mais.
Após isso, foi até Dracula e disse: Senhor, minhas moedas me foram devolvidas, mas encontrei uma moeda a mais, que não me pertence.
E Dracula, com uma olhar sério e ao mesmo tempo divertido, retrucou: Se não me tivesses contado sobre a moeda a mais, te mandaria empalar junto com o ladrão. Volta em paz a tua terra.

În căutarea lui Dracula - O istorie adevărată a lui Dracula și legendele cu vampiri.

Florescu, Radu